Mapeamento de Demanda de Infraestrutura de Pesquisa – CT-INFRA

19/12/2013 10:25

Mapeamento de Demanda de Infraestrutura de Pesquisa – CT-INFRA

(Aos servidores do CEM que exercem atividades de pesquisa)

1. Edital CT-INFRA

 O edital CT-INFRA é promovido anualmente pela FINEP com o objetivo fomentar projetos institucionais de implantação, modernização, ampliação e recuperação de infraestrutura física de pesquisa. Por ter caráter institucional de ação induzida, as ações da UFSC para este edital são centralizadas na PROPESQ por meio do comitê CT-INFRA. Neste ano, além das ações induzidas pela própria PROPESQ, cada centro poderá submeter uma proposta de projeto. O comitê CT-INFRA será o responsável por selecionar as propostas que serão enviadas à FINEP. Em 2014, o CEM será representado no comitê pelo professor Juan Pablo L. C. Salazar. O edital CT-INFRA 2014 ainda não foi publicado pela FINEP, mas você pode acessar o edital de 2013 no link abaixo:

http://download.finep.gov.br/chamadas/ct_infra/editais/EDITAL_CTINFRA2013.pdf

2. Objetivos do edital interno

1. Mapear a demanda de curto prazo (próximo ano) e médio prazo (próximos 5 anos) por infraestrutura civil e de equipamentos para pesquisa do CEM.

2. Selecionar uma proposta de projeto para ser enviada ao comitê CT-INFRA.

Todas as propostas do CEM analisadas pela CPE que atendam os requisitos do edital serão apresentadas ao comitê CT-INFRA em momento oportuno. O objetivo desta ação é o de apresentar à comunidade universitária as demandas do CEM, no médio prazo.

3. Formato das propostas

Arquivos em formato pdf com no máximo quatro (4) folhas frente e verso contendo:

1. Título do projeto;

2. Resumo executivo;

3. Objetivos;

4. Justificativas;

5. Lista de equipamentos;

6. Lista de obras de infraestrutura;

7. Estimativa de custos;

8. Cronograma de execução simplificado incluindo prioridade (curto ou médio prazo);

9. Equipe executora (máximo 10 membros incluído o coordenador).

É importante lembrar que o CT-INFRA é um edital que privilegia obras e equipamentos focados em pesquisa e que tenham caráter multiusuário. Neste sentido, deve-se mostrar claramente o envolvimento de outros departamentos e centros da UFSC.

4. Requisitos para avaliação das propostas

A Tabela abaixo apresenta uma lista de requisitos que balizarão a análise das propostas pela CPE. Estes requisitos foram elaborados com base na nossa experiência anterior no edital. A análise dos projetos será feita em reunião da CPE onde serão atribuídas notas de 1 a 5 para cada um dos requisitos.

Requisito Peso
Caráter multiusuário: participação de outros centros e departamentos. Vinculação com os cursos do CEM. Número de pesquisadores beneficiados além da equipe executora. 2
Não duplicação de equipamentos já beneficiados em outros editais do CT-INFRA na UFSC. 2
Viabilidade: prazo de execução, viabilidade técnica. 1
Equipe: currículo do coordenador, currículo da equipe executora. 1
Valor solicitado: desejável valor mínimo de R$ 100.000,00 por item. O valor máximo do edital é de R$ 20.000.000,00 para toda a UFSC. 1

Para orientação, o valor médio das propostas aprovadas pela FINEP tem sido na faixa dos 1,5 a 2 milhões por subprojeto. Em 2013, a FINEP aprovou para a UFSC um total de 10 milhões, sendo 2,5 milhões para o CEM.

5. Cronograma

31/01/2014 – Envio de proposta em formato pdf para o e-mail rafael.catapan@ufsc.br

03 a 07/02/2014 – Análise das propostas.

10/02/2014 – Envio da proposta aprovada ao comitê CT-INFRA

6. Das atribuições da CPE

Esta chamada tem caráter exclusivo de mapeamento de demanda e não visa a classificação nem tanto a aprovação da execução dos projetos submetidos. A CPE não se compromete a atender a demanda solicitadas visto que isto não faz parte de suas atribuições. De acordo com regimento próprio, a Câmara de Pesquisa e Extensão (CPE) é um órgão dotado de função deliberativa e consultiva em matéria de pesquisa e extensão relacionadas ao CEM, e dentro das competências descritas no artigo 3o, inciso VIII, está a promoção e apoio do desenvolvimento de pesquisas bem como atividades de extensão, individuais e coletivas, dos servidores docentes e técnicos administrativos do CEM.

 

Câmara de Pesquisa e Extensão (CPE)

Comments